Fabricada desde 1973, a salsicha Currywurst da Volkswagen é produzida na fábrica de Wolfsburg, assim como o Golf. Mas vai sair de linha em prol dos veganos . No dia 20 de agosto a Volkswagen deixará de oferecer seu produto de maior sucesso no principal refeitório da maior fábrica da empresa no mundo, em Wolfsburg.
Isso mesmo: a VW fabrica salsichas, do tipo currywurst e elas são o produto que a fabricante alemã mais produz: cerca de 7 milhões de salsichas por ano saem da mesma fábrica que produz o Golf, sendo 40% destinada à alimentação dos funcionários e 60% vendida em lojas nos arredores de Wolfsburg.
No terreno de 6,5 milhões de m², que abriga as linhas de montagem de carros, há uma área destinada ao açougue. Entre os mais de 60.000 trabalhadores da fábrica, existe uma equipe de 30 pessoas que se dedica aos embutidos. E cada salsichas têm código de identificação de peça como qualquer componente usado na fabricação de um veículo.
O part number é 199 389 500. E a quantidade de salsichas no estoque pode ser consultada pelo computador de qualquer concessionária VW na Alemanha - assim como qualquer peça ou qualquer carro em estoque.
Mas, após 48 anos, a tradicional iguaria alemã está com os dias contados, pelo menos no maior refeitório da fábrica, onde será substituída por hambúrguer de berinjela e por rissólis de jaca.
Muitos funcionários de Wolfsburg queriam alternativas veganas e vegetarianas no menu e serão atendidos: o principal refeitório da fábrica será vegetariano a partir do final das férias de verão, no próximo dia 20 de agosto. A Volkswagen também citou os impactos ambientais da produção de carne como um fator decisivo.
Desta forma, a tradicional VW Currywurst só será vendida nas cantinas menores do complexo. Mas isso é apenas o início de uma transformação: a meta da Volkswagen é não servir carne de produção industrial nas suas instalações a partir de 2025.
Receita tradicional
O embutido da VW é do tipo currywurst, feito com carne de porco e curry, um tempero resultado da mistura de especiarias como açafrão, coentro, cardamomo, gengibre, folhas de árvore-de-caril, cominho, noz-moscada, pimenta, canela e cravo. Dentro da fábrica, a salsicha geralmente é servida com batatas fritas e ketchup picante, polvilhada com curry em pó. Por sinal, o ketchup também é fabricado pela Volkswagen a um ritmo de 600 toneladas/ano. (Quatro Rodas)

Quatro Rodas/

Deixe seu comentário